Reforma de Sofá: Como aumentar a vida útil?

Reforma de Sofá: Como aumentar a vida útil?

Categoria: Reforma de Estofados

11/06/2018 às 17:50

O sofá é um dos móveis mais utilizados em uma casa. Por isso, é importante saber como é possível manter o estofado conservado por mais tempo. Reformar sofás antigos é um método eficaz para reaproveitar móveis que já estão em sua residência a bastante tempo, dando a eles uma nova roupagem.

Porém, só é vantagem reformar um sofá se os materiais usados forem de boa qualidade, o que elevará o nível de conservação do móvel. Para garantir a comodidade e o conforto é importante que você contrate profissionais qualificados que saberão dar o trato certo para o móvel.

Quais materiais utilizar na reforma de um sofá?

Os modelos de sofás com linhas retas e com estilos retráteis têm ganhado o mercado em 2018. Os modelos retráteis, por exemplo, possuem assentos ideais para ambientes pequenos, além de serem mais confortáveis para quem gosta de assistir TV no sofá.

Apostar no linho para estofar o sofá reformado é uma boa dica, já que o material tem um bom percentual de algodão e está disponível em cores de diversos tons. A camurça biônica também é um tecido bastante recomendado, apesar de novo no mercado, ele se destaca por ter uma limpeza mais prática do que a camurça comum.

Uma dica para economizar na hora da reforma é economizar no uso de novas estruturas que podem custar muito caro. Principalmente quanto o sofá está apenas um pouco desgastado, o mais indicado é utilizar capas fabricadas com tecidos diferentes, para fazer com que você possa ter um sofá com aspecto novo a cada estação do ano.

As capas darão um novo ar para o ambiente. Elas estão disponíveis em diversas cores, tecidos e texturas, além de que elas são bastante práticas e resistentes, aumentando a vida útil de seu sofá.

Confira também como limpar um sofá de tecido.

O que não fazer ou usar no meu sofá reformado?

A primeira dica nestes casos é evitar ficar em pé ou pular no móvel após fazer uma reforma. Fazer alguma destas ações irão diminuir a vida útil de seu sofá, além de poder causar prejuízos maiores, como rasgos ou danos a estrutura recém-reformada.

Outro dica para manter o seu sofá reformado intacto por mais tempo é deixá-lo longe de objetos pontiagudos. Esses elementos podem fazer rasgos em seu estofado, o que pode prejudicar  restauração feita e fazer uma nova reforma sair muito mais caro.

Por isso, evite o uso de canetas e objetos cortantes como facas de seu estofado. Outros objetos de decoração também podem ter quinas pontiagudas, como por exemplo, mesas de canto e isso pode danificar o seu sofá.

Por último, para manter o seu sofá reformado conservado por mais tempo, faça uma limpeza semanal no estofado para evitar o acúmulo de sujeiras e manchas que podem destruir o tecido, o estofado e até a estrutura de seu sofá.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. A Estocap trabalha com a reforma de sofá-cama e outros estofados, faça já seu orçamento com a gente!

Top