Preenchimento de Estofados: Saiba como é feito e conheça os materiais

Preenchimento de Estofados: Saiba como é feito e conheça os materiais

Categoria: Reforma de Estofados

27/02/2017 às 15:49

Preenchimento de Estofados: Saiba como é feito e conheça os materiais

Diversos produtos que contam com estofados precisam sempre de renovação para que fiquem com uma ótima aparência e gerem uma boa economia, já que, assim, não é preciso se preocupar em comprar outro sofá, banco, puff, cadeira e qualquer outra estrutura semelhante. Fazer um preenchimento de estofados é essencial para garantir a integridade da peça e trazer novas perspectivas decorativas ao espaço, seja uma sala, quarto, recepção, entre outros ambientes.

Para isso, são utilizados alguns materiais específicos, em um procedimento que é simples, mas precisa sempre ser feito por um bom profissional. Quem entende desse serviço já dispõe da técnica necessária para deixar qualquer móvel com um ótimo aspecto, com o máximo conforto e com a cor, estampa e textura que o cliente deseja. Para saber mais, conheça os materiais utilizados em um preenchimento de estofados.

Preenchimento de estofados: melhores materiais

Geralmente, três materiais são utilizados no preenchimento do estofado, conhecidos popularmente como ‘’espuma’’. Porém, blocos, flocos e pluma sintética são distintos e cada um tem características próprias. 

Os blocos são mais consistentes e dão mais ergonomia ao móvel, sobretudo sofás. Existem modelos com diversas densidades no mercado, de acordo com o peso e as peculiaridades da estrutura que será revestida. Espumas em blocos possuem basicamente numerações de 28 a 33 que são mais macias e suportam até 90 quilos, enquanto as versões 35, 40 e 50 são mais rígidas e indicadas para almofadas ou cadeiras, já que não se desgastam com facilidade.

Os modelos de espuma em flocos, por sua vez, são os mais baratos e tradicionais. Macios, proporcionam um bom conforto, sobretudo quando usados em estofados menores. Embora seja o tipo mais barato, a durabilidade não é tão alta, precisando de substituição com frequência dependendo do móvel e sua utilização.

Por fim, a pluma sintética também é ideal para o preenchimento de estofados, um material conhecido também como algodão siliconado. É muito macio e próximo às penas de ganso que são utilizadas tradicionalmente em travesseiros. O preço desse tipo, porém, não é tão animador, mas vários especialistas garantem que o investimento compensa devido ao conforto e resistência. 

Vale lembrar que o tipo convencional usado no enchimento de sofás é o de mola ensacada, que usa de três a quatro camadas de espuma (que muda quanto ao modelo) para proteger as molas e garantir a durabilidade e integridade do móvel. Nesse caso, é específico e não se aplica às estruturas menores, como cadeiras e similares.

Após o serviço de preenchimento de estofados, é essencial se atentar ao acabamento para que não fique parecendo que foi realizada uma reforma. Essa parte é fundamental e você precisa observar se está sendo bem feita pelo profissional em questão.

Qual empresa realiza preenchimento de estofados?

Quem busca esse serviço com qualidade e excelência pode contar com a Estocap, uma empresa pronta para qualquer prática de estofaria e capotagem em todas as estruturas. Se você está no Rio de Janeiro, pode entrar em contato agora para solicitar um orçamento e começar a dar uma cara nova para diversos móveis. Que tal? Comece já, vai fazer toda a diferença em seu conforto e decoração!

Top